Carregando...

Para agendar uma consulta para o tratamento de interesse, preencha os campos abaixo com seus dados e aguarde o contato e a confirmação da data.

Correr pode fazer bem para o joelho, indica estudo

Correr pode fazer bem para o joelho, indica estudo

Muitas pessoas costumam fugir da corrida por achar que ela é perigosa para o joelho, porém um novo estudo indicou que isso não passa de um mito. Um grupo de pesquisadores da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, chegaram à conclusão de que a atividade pode reduzir as chances de inflamação na articulação e de artrose.

O estudo investigou 15 corredores com menos de 30 anos e sem histórico de problemas no joelho ou artrite para examinar seus joelhos após corridas recreativas (aquelas que não têm como objetivo grandes distâncias ou velocidade). Os pesquisadores examinaram substâncias associadas ao processo de inflamação presentes no líquido sinovial - responsável por lubrificar a articulação.

Os resultados, publicados no jornal científico europeu de Fisiologia Aplicada, mostram que apenas meia hora de corrida já ajuda a mudar o interior do joelho, reduzindo as chances de inflamação e de artrite. "Em indivíduos jovens e saudáveis, a corrida recreativa pode gerar a longo prazo um ambiente anti-inflamatório benéfico para a saúde do joelho", afirma o pesquisador Robert Hyldahl.

Além disso, outro estudo semelhante realizado pelo Colégio de Medicina Baylor, nos Estados Unidos, descobriu que os efeitos da corrida na saúde do joelho se refletem também no futuro, reduzindo as chances ou retardando o aparecimento da artrose, doença degenerativa dolorosa que afeta milhões de pessoas no mundo.

Fonte: Minha Vida