Carregando...

Para agendar uma consulta para o tratamento de interesse, preencha os campos abaixo com seus dados e aguarde o contato e a confirmação da data.

Endocrinologia

A Endocrinologia é a especialidade médica que estuda os hormônios, suas interações e seu papel na regulação do metabolismo e manutenção da saúde. Hormônios são substâncias produzidas nos tecidos glandulares e que exercem inúmeros papéis, desde a regulação do sono, da temperatura corporal, do peso, massa óssea, funcionamento cardiovascular, fertilidade e etc. São tantas funções que a Medicina ainda desconhece a maioria das ações dos hormônios sendo que muitos deles ainda estão por serem descobertos e sua importância elucidada. 

O que sabemos é que alguns hormônios são vitais, ou seja, quando são produzidos de maneira insuficiente ou têm sua ação deficiente, comprometem seriamente nossa saúde e até a nossa vida. Dentre nossos principais hormônios destacam-se: o cortisol, a adrenalina, os hormônios da tireoide, a insulina, o hormônio do crescimento, os hormônios do ciclo menstrual, a testosterona, o DHEA, o hormônio da paratireoide e a prolactina.

Quando qualquer doença compromete o local de funcionamento destes hormônios, pode haver uma queda ou até mesmo elevação dos mesmos, e com isso, o desequilíbrio do nosso organismo como um todo. 

Além disso, a medida que envelhecemos também vai havendo uma progressiva redução de função de algumas destas glândulas e com isso algumas pausas hormonais. Muitas delas podem e devem ser repostas visando um reequilíbrio de nossas funções vitais e um envelhecimento saudável e de qualidade. 

Procure um Endocrinologista e faça uma avaliação hormonal completa: sua saúde agradece! 

A interação da ginecologia com a endocrinologia 

EndocrinologiaA saúde da mulher é intensamente afetada por sua regulação hormonal; ao longo da vida das mulheres diversas etapas são marcadas por alterações hormonais – a puberdade, quando se inicia a produção dos hormônios femininos, depois ao longo da sua vida reprodutiva e amamentação, chegando até a menopausa, quando este ciclo é interrompido. 

Os principais hormônios relacionados a saúde feminina são : os estrógenos, chamados classicamente de hormônios “ femininos”, o FSH e o LH que regulam o ciclo menstrual, os andrógenos, que são nossos hormônios “ masculinos”, a progesterona, responsável pela ovulação e a prolactina, que é o hormônios responsável pela lactação. Além destes, os hormônios produzidos na glândula tireoide são extremamente importantes na saúde feminina e no seu ciclo reprodutivo. 

Muitas mulheres apresentam alterações no seu ciclo menstrual em decorrência de baixas e excessos de hormônios; estas mesmas alterações podem também se manifestar por excesso de pelos, aumento de oleosidade de pele, queda de cabelo, TPM, osteoporose e etc. 

Além disso, uma regulação hormonal perfeita é fundamental na fertilidade da mulher; alguns distúrbios hormonais muito simples e de fácil tratamento podem ser a causa de uma dificuldade para engravidar por exemplo. Procure um Endocrinologista e entenda mais sobre a saúde feminina.


Médica Responsável:
Drª Juliana Bicca - CRM SP 113780

- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina; 
- Residência médica em Clinica Geral pela Universidade Federal de Santa Catarina; 
- Residência médica em Endocrinologia no Hospital Brigadeiro - SUS/SP; 
- Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo (SBEM); 
- Fellow Research em Neuroendocrinologia pela Columbia University - Presbiterian Hospital, NYC; 
- Membro da Endocrine Society desde 2006;
- Membro Certificado da American Academy of Anti-Aging Medicine (A4M) desde 2013; 
- Membro Oficial da International Hormone Sociey (IHS) desde 2013;
- Pós graduação em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) ano 2014.